Powered By Blogger

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

A quadratura do circulo

Você sabia que há mais de 3500 anos os egípcios tentaram encontrar uma maneira de desenhar, com régua e compasso, uma região quadrada que tivesse a mesma área que a de um círculo dado?

Eles tentavam construir uma região quadrada de lado l tal que l2 = πr2.

Esse desafio, chamado "quadratura do círculo", foi um dos mais famosos problemas clássicos da Antiguidade. Por volta de 1800 a. c. Os egípcios acreditavam que já tinham "resolvido" o problema.

Somente no século XIX, mais de 2000 anos depois de esse problema ser proposto, o matemático alemão Ferdinand Von Lindemann, em 1882, provou que é impossível construir, com régua e compasso, uma região quadrada com área exatamente igual à de um círculo dado. Isso não significa que a região quadrada proposta não exista. Ela existe, mas não pode ser construída usando apenas régua e compasso, como foi apresentado pelos geômetras da Antiguidade.

Fonte: Introdução a história da matemática. Howard Eves.

3 comentários:

  1. muito bom sua pesquisa por ver vc deve ser muito estudioso

    ResponderExcluir
  2. A area de um quadrado que mais se aproxima a de um círculo?
    é de um quadrado circuncrito?

    ResponderExcluir
  3. é possivel sim utilizando o compasso,traça-se um circulo,depois sobre ele traça-se seis circulos do mesmo tamanho do principal formando assim a flor da vida o flor de liz,estes seis circulos divide o circulo em 4 partes iguais,pode tentar.

    ResponderExcluir