Powered By Blogger

sábado, 23 de outubro de 2010

Pi (π) pode ter até 5 milhões de decimais

Japonês afirma ter recalculado a constante matemática PI e chegado a 5 trilhões de decimais – quase o dobro do recorde anterior.

A façanha foi feita por Shigeru Kondo em parceria com o americano Alexander Yee, que desenvolveu o programa de computador necessário para os cálculos
Segundo informações da AFP, o número ainda está sujeito a verificações para que se possa constatar se o recorde do francês Fabrice Bellard foi batido. Em janeiro deste ano, ele calculou o PI com 2,7 trilhões de dígitos – um número tão grande que ocupa mais de um terabyte de espaço para ser armazenado e levaria 49 mil anos para ser falado em voz alta.
O PI é a mais antiga constante matemática conhecida, já estudada na Grécia Antiga. Ele representa a razão entre a circunferência de qualquer círculo e seu diâmetro. Na escola, usamos seu valor aproximado para cálculos simples (3,14), porém o número é usado em incontáveis situações – da engenharia à ciência da computação.
Antes do francês Bellard, outro japonês havia estabelecido o recorde, em agosto de 2009. Utilizando um supercomputador, um cientista da Universidade de Tsubaka fez os cálculos em apenas 29 horas.



Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/

3 comentários:

  1. Sempre nos trazendo novidades. Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelas visitas Ieli, espero que goste e volte sempre.
    abraços.

    ResponderExcluir
  3. pode ter até 5 milhões de decimais ...básico
    continua com o blog ....tá legal ...brasil precisa d + blogs assim

    ResponderExcluir