Powered By Blogger

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Gelosia


    No tempo em que o ser humano ainda não havia inventado máquinas de calcular como, por exemplo, uma calculadora simples, pessoas que utilizavam muitos cálculos haviam criado processos para obter o resultado de uma operação. Foi o caso da multiplicação e da divisão.
    Na Europa medieval, a partir do séc. XIII, com a introdução progressiva do sistema de numeração indo-árabico e o abandono dos numerai romanos expandem-se os processos de efetuar operações escritas em papel. Um desses processos é o método da gelosia ou multiplicação árabe.
    Imagina-se que ele teve origem na Índia, tendo sido transmitido para o ocidente pelos comerciantes árabes. Este método utilizava-se para efetuar multiplicações de números com mais de dois dígitos. Este método utiliza uma tabela com filas horizontais e oblíquas que não são mais do que a tabuada da multiplicação. Veja:

Apresentamos a seguir um exemplo ilustrativo de como se procede com o método de gelosia. Vamos calcular 45 x 37:


  • Como se vê, selecionamos as tiras desejadas;
  • O resultado obtém-se somando os valores das colunas oblíquas, da direita para a esquerda;
Continuando o processo, se realiza a multiplicação dos números, por exemplo, 4 x 3, e colocamos o resultado dentro do quadrado dividido por uma linha diagonal, como veremos abaixo na foto:

  • A primeira coluna obliqua tem apenas um valor, que é 5. Este será o algarismo da unidade;

  • Na segunda coluna oblíqua temos 8, 3, 5 que somados resulta em 16. O algarismo 6 será o das dezenas enquanto que o algarismo 1 irá ser adicionado ao resultado da coluna oblíqua seguinte (igual ao nosso método de adição onde utilizamos a linguagem do "vai um" ou "sobe um");
  • Na terceita coluna oblíqua adiciona-se os algarismo 2, 2, 1 com o 1 que "vem" da coluna anterior e obtemos 6, sendo este o algarismo das centenas;
  • A quarta coluna tem somente o número 1, que é o algarismo dos milhares.
Juntando os resultados das etapas acima, temos o resultado 1.665, como está na foto acima.

E aí, o que achou deste método de calcular? É fácil? Dê sua opinião.

 

http://matematica.com.sapo.pt/conteudos.htm

7 comentários:

  1. É mais uma fórmula do que um instrumento facilitador, mas tá valendo. heehe. Legal, saber que existem várias formas de realizar calculos, apesar deste ser mais demorado. hehe. Ainda bem que inventaram as calculadoras. hehe. Dê sua panelinha.

    ResponderExcluir
  2. Para falar a verdade, tambem não conhecia este método até recentemente. Pesquisando assuntos para novas postagens acabei por deparar sobre este método de multiplicação interessante. Mas depois que voce "pega a manha" é super fácil de trabalhar com os calculos.
    Se precisar de umas aulas partuculares, me avisa, estou fiacando bom em Gelosia...hehehe

    ResponderExcluir
  3. fatima santa fonção

    Meu filho tem 8 anos e esta na terceira serie, no qurto ano, e esta aprendendo este método é aconselhavel p/ sua idade? pois p/ na avaliação dessa semana meu filho tirou nota zero, e ficou muito triste

    ResponderExcluir
  4. gente e complicado minha filha,tem 10 anos e esta na quinta serie e pediu minha ajuda pra fazer essa tarefa gelosia,eu corri pra pesquisar na net.e a boa e velha taboada.eu acho ela bem menos complicada.mais eu gostei porque mexe com nossa mente.e das crianças.o bom e que eu fui ensinar minha filha mais foi ela que terminou mim ensinando.otimo

    ResponderExcluir
  5. valeu vc me salvou para a prova.

    ResponderExcluir
  6. tenho 9 anos aprendi essa conta e amei!!! É muito fácil de aprender e facilita muito nas notas. Com essa conta eu tiro 8,9,10. Facilitou muito. Eu adorei!!!

    ResponderExcluir
  7. só pesquisei para um trabalho, isso não tem como errar.

    ResponderExcluir