Powered By Blogger

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Matemática da água no ser humano - II


A falta de 2% de água no corpo pode causar perda momentânea de memória, dificuldade em fazer contas matemáticas básicas e problemas e de focar a visão sobre uma tela de computador ou sobre uma página impressa.
Beber a quantidade recomendada por dia diminui o risco de câncer de cólon em 45%, além de baixar o risco de câncer de mama em 79% e reduzir à metade a probabilidade de se desenvolver câncer na bexiga.
Se estamos estressados, devemos aumentar a quantidade para 16 copos de água por dia, 90% do volume do nosso cérebro é composto por água, que é o principal veículo das transmissões eletroquímicas.
Mas engana-se quem acha que toda água necessária ao nosso corpo vem dos líquidos que ingerimos. Menos da metade da água necessária ao corpo humano (47%) chega por meio de sucos, cerveja, água mineral. Uma parte significativa de água, o corpo absorve através da respiração celular (14%).
O restante da água necessária à vida chega através dos alimentos. Eles contêm uma porcentagem enorme de água:
  • Alface        95%
  • Tomate      94%
  • Melancia    92%
  • Abacaxi     87%
  • Banana      74%
Assim, nota-se que, matematicamente, a água influi na nossa vida e que se tomarmos conhecimento dos benefícios e malefícios do hábito de tomar água, podemos ter uma vida saudável, afinal, o ser humano pode passar até 28 dias sem comer, mas não agüenta mais do três dias sem beber água.

 Fonte:

http://www.aguas.cnpm.embrapa.br/natureza/agua/aguahumano.htm

http://www.uniagua.org.br/public_html/website/default.asp?tp=3&pag=curiosidades.htm

http://www.projetos.unijui.edu.br/matematica/modelagem/agua_ser_humano/agua_ser_humano.htm

2 comentários:

  1. E como se explica aquele homem que ficou 70 anos sem beber e comer? Será mentira ou um mistério da ciência? Fonte: http://girouniversal.wordpress.com/2010/04/30/homem-afirma-estar-anos-comer-nem-beber/

    Bjs de sua tampinha.

    ResponderExcluir
  2. Dyana, este caso, que ainda será estudado, parece-me uma exceção ou o cara é um tremendo de um charlatão.
    Hoje o que sabemos pela ciência, é que um ser humano não pode ficar mais do 72 horas sem beber água.
    Entretanto, vou ficar de olho nos resultados deste caso, que se confirmado, pode mudar algumas verdades que temos hoje em dia.
    Abraços.

    ResponderExcluir