Powered By Blogger

terça-feira, 12 de julho de 2011

As bases da Geometria Analítica


As bases da Geometria analítica foram estabelecidas por René Descartes (1596-1650) em seu livro Discurso do Método, obra publicada em 1637 e que é considerada o marco inicial da Filosofia moderna.
René Descartes em pintura de Frans Hals

Apesar de não ser matemático, Descartes reservou um dos três apêndices de sua obra exclusivamente para discorrer sobre o método científico e a Geometria. Isso justifica o fato de a Geometria analítica também ser conhecida por Geometria cartesiana.
Já entre os matemáticos, a maior contribuição para o desenvolvimento da Geometria analítica vem de Pierre de Fermat (1601-1665). A sua obra, que serviu de base à Geometria analítica, intitula-se Introdução aos lugares planos e sólidos e , embora tenha sido escrita antes de 1637, só foi publicada em 1679, após sua morte.
O trabalho de Fermat completa e expande a obra de Descartes e hoje considera-se que ambos estabeleceram os fundamentos da Geometria analítica, os quais, por sua vez, possibilitaram o desenvolvimento de diversas outras áreas da Matemática e das Ciências exatas.
Fonte: Matemática: ensino médio. Antonio Nicolau Youssef, scipione, 2005, são Paulo

Um comentário: