Powered By Blogger

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Matemáticos acreditam que "Pi" está errado e criam novo número: Tau

Daniel Pavani, Portal Terra
    Há 10 anos, um matemático da Universidade de Utah, nos Estados Unidos, afirmou que o número Pi, tão conhecido por todos, poderia estar errado. Segundo ele, o verdadeiro "número sagrado" para a matemática das circunferências é o 2Pi, ou seja, o seu dobro. A partir de então, começou um movimento para a criação de outro número, o Tau.

    O site Live Science conta que, em 2001, o matemático Bob Palais afirmou que poderia estar cometendo uma blasfêmia, mas acreditava que o Pi estava errado. O ponto em que se apoiou o matemático é que o Pi (3,14, aproximadamente) é a razão entre o comprimento e o diâmetro de uma circunferência, enquanto o seu dobro (6,28, aproximadamente), é a razão entre a comprimento e o raio, que é, segundo Palais, uma grandeza muito mais importante que o diâmetro.
    A partir de 2001, os seguidores da teoria de Palais passaram a aumentar, surgindo a ideia de substituir o nome de 2Pi para Tau, que passaria a ser o "verdadeiro número sagrado" da matemática. A ideia é passar a adotar o Tau em livros e calculadoras.
    Tau, 19ª letra do alfabeto grego, foi escolhida de forma independente como o símbolo para 2pi por Michael Hartl, físico e matemático, e Harremoës Peter, teórico da informação dinamarquês. Eles explicaram a escolha pela aparência do pi com o “T” grego, que se encaixa bem com a ideia de voltas (já que o tau é usado em ângulos em que se pode falar sobre um quarto de volta, etc). Os entusiastas até mesmo comemoraram o Dia Mundial do Tau em 28 de junho. Vale lembrar que o Pi também possui o seu dia, comemorado todo ano em 14 de março.
Fonte: http://noticias.terra.com.br/educacao/noticias/0,,OI5216872-EI8266,00-Matematicos+acreditam+que+Pi+esta+errado+e+criam+novo+numero.html

Um comentário:

  1. CONCORDO, O VALOR DE PI ESTA ERRADO. O CORRETO É RAIZ QUADRADA DE DOIS MAIS RAIZ QUADRADA DE TRÊS =
    3,1462643699419723423291350657156
    VEJAM QUE O MESMO FOI DEMONSTRADO NOS BLOGS ABAIXO COM RÉGUA NÃO GRADUADA E COMPASSO.

    PARTINDO DA QUADRADO ANALISEM OS (3) BLOGS EM CONJUNTO.

    http://www.regildopibr.blogspot.com

    http://www.regildoquadraturadocirculopibr.blogspot.com

    http://www.regildoquadraturadocirculopibrjpos.blogspot.com

    PARTINDO DA CIRCUNFERÊNCIA ANALISEM OS (3) BLOGS EM CONJUNTO

    http://www.regildomatematica.blogspot.com

    http://www.regildomatematicajpos.blogspot.com

    http://www.regildomatematicapitagoras.blogspot.com

    Enviem seus comentário

    Atenciosamente

    Regildo José Benevides de Oliveira

    ResponderExcluir