Powered By Blogger

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Geogebra - Uma ferramenta indispensável no ensino de matemática


O ensino da matemática encontra-se entre os mais criticados, sendo seus métodos de ensino considerados puramente mecânicos, cópia de livros didáticos. 
Os resultados deste cenário no ensino com freqüência são os baixos índices de qualidade no processo de ensino-aprendizagem, falta de interesse dos alunos e desmotivação dos profissionais.
As existências de tais problemas no processo de ensino e aprendizagem nos leva a questionar o que nós enquanto educadores matemáticos podemos fazer para tornar nossa pratica mais eficaz e eficiente.
A utilização de tecnologia é uma ferramenta de ensino que pode ajudar os docentes na elaboração de novos modelos de atividades para o desenvolvimento do ensino.

Os softwares matemáticos, pela riqueza de seus recursos didáticos, visuais e gráficos representam ferramentas tecnológicas que auxiliam nesse processo de aprendizagem.
Baseados nestas idéias, propomos a utilização do Software Geogebra, que pode ser baixado clicando aqui.
Clicando aqui, você encontra o manual (tutorial) com todas as informações necessárias para executar esta ferramenta.

Um comentário:

  1. Fiz minha pesquisa monográfica com o software Cabri-geometre, e fiquei fascinado pelo programa, esse daí é bem parecido, vou baixar ele para estudar melhor... valeu pela dica.

    ResponderExcluir