Powered By Blogger

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Uma idéia de Gênio


Uma vara, duas sombras e uma idéia genial: triângulos semelhantes!
Foi assim, conta a lenda que Tales de Mileto (624 – 545 a.C) conseguiu descobrir a altura das pirâmides do Egito.

Tales estava viajando pelo Egito. O faraó já conhecia sua fama. Ouvira dizer que ele era capaz de uma incrível façanha: podia calcular a altura de qualquer construção, por maior que fosse, sem precisar subir nela.
Por ordem do monarca, alguns matemáticos egípcios foram ao encontro do visitante e pediram-lhe que calculasse a altura da Grande Pirâmide de Quéops. Tales ouviu-os com atenção e se dispôs a atendê-los imediatamente.
Já no deserto, próximo à pirâmide, o sábio fincou perpendicularmente ao chão uma vara. Observando a posição da sombra, Tales deitou a vara no chão, a partir do ponto em que foi fincada, marcando na areia seu comprimento.
Depois colocou a vara na posição original.
Ficaram todos ali, observando a sombra que a vara projetava. Num determinado momento, o compimento da sobra ficou exatamente igual ao comprimento da vara.
Tales disse então aos egípcios:
- Vão depressa até a pirâmide, meçam o comprimento da sua sombra e acrescentem a ele a metade do comprimento do lado da base. A soma é a altura da pirâmide.

  Fonte: Lúcio Lombardo Radice, A Matemática de Pitágoras a Newton.

2 comentários:

  1. Esse Tales era um gênio mesmo. E pensar que cálculos como esses foram feitos a séculos atrás... e isso sem calculadora. hee.
    Obs: Todo mundo acreditou no resultado, nè? Afinal como iriam confirmar ou não. hehe.
    Bjs de sua tampinha.

    ResponderExcluir
  2. Sim, todos acreditaram.
    Mas é uma maneira bem prática de calcular altura de objetos quaisquer.
    Além desta, tem uma outra maneira bem parecida, que é ainda mais fácil e voce não precisa ficar esperando o sol atingir a altura certa.
    Em breve postarei esta outra maneira.
    Bjos

    ResponderExcluir