Powered By Blogger

terça-feira, 10 de agosto de 2010

O profissional das ciências atuariais


Na hora de elaborar planos de seguro, de saúde, de previdência complementar e títulos de capitalização, uma das atividades do atuário ou profissional de ciências atuariais é analisar os riscos envolvidos nas operações, o que depende de conhecimentos aprofundados sobre conceitos de probabilidade.
No caso de um seguro de automóvel, por exemplo: ao avaliar os valores a serem cobrados do segurado e pagos em caso de acidente ou roubo, o atuário tem de calcular as probabilidades de uma colisão, de o motorista machucar alguém ou a si mesmo e de o carro ser furtado, dentro do período de cobertura da apólice.
Ele deve sistematizar as estimativas disponíveis sobre batidas, roubos, ferimentos e mortes no trânsito. Só depois de calcular e tabular tudo isso é possível definir o prêmio de cada apólice e o valor das mensalidades com que o segurado deve arcar.
O atuário é o responsável, ainda, por estimar as reservas financeiras que a empresa seguradora deve manter de modo a garantir o pagamento dos benefícios e o cumprimento dos compromissos contratados.
Fonte: Matemática: ensino médio. Antonio Nicolau Youssef. São Paulo, Scipione, 2005.

3 comentários:

  1. Tá aí uma profissão que não conhecia. Ganha bem? hehe

    ResponderExcluir
  2. Tô fora dessa profissão. Sou horrível com calculos. hehe
    Dê sua Panela.

    ResponderExcluir
  3. Por acaso sabe alguma coisa sobre Tabelas MSSL?
    Ando à procura. Obrigada.

    ResponderExcluir