Powered By Blogger

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

A mentira que salva!

Recentemente recebi uma mensagem do leitor Daniel Coelho, em que lembra me lembra uma pequena história que é narrada no clássico Don Quixote de La Mancha escrito por Miguel de Cervantes, no século XVII, que mostra as conseqüências que podem surgir a partir de um paradoxo interessante:

Conta à lenda que havia uma cidade em que todo o viajante que a cruzasse era obrigado a proferir um enunciado: se o enunciado fosse verdadeiro o viajante seria enforcado, se o enunciado fosse falso o viajante seria esfaqueado. É claro que durante anos ninguém conseguiu sair vivo da cidade até que um dia prenderam um aldeão que proferiu o seguinte enunciado: "serei esfaqueado".

Ora, se o que ele afirma é verdadeiro então ele será enforcado, mas neste caso, o enunciado proferido por ele era falso e ele deveria ter sido esfaqueado. Se, por outro lado, o enunciado é falso, ele deve ser esfaqueado mas neste caso ele havia dito a verdade e, portanto, deveria ter sido enforcado.

Viu, a lógica parece não ter lógica, mas tem lá sua lógica! Hehehe.

2 comentários:

  1. Mas para os espertinhos: não precisa mentir sempre não, viu? Na verdade, a maioria das mentiras é que causam confusão. hehe.
    E nada de mentir pra mim, viu Jonimar? hehe.
    De sua Tampinha.

    ResponderExcluir
  2. Essa mentira acima é santa, essa pode. Tem uma finalidade boa no sentido. hehe
    Bjocas, minha tampinha.

    ResponderExcluir