Powered By Blogger

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Fórmula

A palavra fórmula faz parte do cotidiano dos alunos de matemática. Todos os dias aprendemos uma nova fórmula. São tantas, que nem o professor mais afeiçoado à disciplina consegue guardá-las todas na memória.

Mas, fiquei aqui pensando, de onde vem esta palavra?

Para responder-me, encontrei o Dicionário Etimológico de Matemática, onde consta que formula deriva:

Do latim forma: modelo oco de madeira ou gesso onde verte-se substância derretida que solidificada forma, modela, objetos iguais.

O sufixo-ula implica diminutivo: pequena fôrma.

Do direito formula = forma + ula, refere-se a uma regra da jurisprudência que induz a aplicação da lei de forma igual todos.

Daí vem a origem da palavra fórmula usada em Matemática, como exemplo de ilustração, podemos falar da fórmula de Bhaskara, uma das fórmulas matemáticas mais conhecidas, que é usada para se resolver equações do segundo grau. Portanto, como vimos acima, é uma regra que deve ser aplicados a todos.

Mas se é uma regra que se aplicada a todos, o que você diz do seguinte paradoxo: "Para toda regra, existe uma exceção"?

3 comentários:

  1. A regra que não comporta exceção é uma exceção à regra de que para toda regra existe uma exceção. Ela é uma contradição de si mesma.
    M. G. Corrêa
    SP, 15/5/10

    ResponderExcluir
  2. Então fórmula deriva de um modelo oco de madeira? hehe. Eu sabia que era uma coisa vazia. hehe. Muito boa a informação! Bjs de sua tampinha.

    ResponderExcluir
  3. Dy, você sempre fazendo comparações né, mas são comparações bem interessantes, para não falar que são ilárias...hehe
    Obrigado pelas visitas de sempre.

    ResponderExcluir