Powered By Blogger

terça-feira, 9 de junho de 2009

O numero de ouro


Você acha que existe um número com propriedades mágicas, que represente beleza, perfeição e harmonia? Que teria sido utilizado através dos séculos por matemáticos, cientistas, artistas, e por incrível que pareça, estaria presente na natureza?
Pois este número existe, e é:

de valor aproximado 1, 618034, um número irracional e misterioso que é conhecido por número de ouro, ou razão de ouro ou razão áurea.
Para os gregos, o numero de ouro representa harmonia, equilíbrio e beleza. Por esse motivo muitas construções gregas tinham como base esse número, como por exemplo o Partenon, moradia dos deuses olímpicos e templo de culto, foi construído dentro de retângulos que tem a razão entre a media do seu comprimento e a medida de sua largura igual ao número de ouro.

A notação para esse número é Φ (Phi maiúsculo), é a inicial do nome de Fídias que foi escultor e arquitecto encarregado da construção do Pártenon, em Atenas

Mas foi no século XIII que o matemático italiano Fibonacci constatou que o número de ouro esta presente na natureza.
No renascimento, a revalorização dos conceitos estéticos gregos levou grandes pintores, como Leonardo da Vinci, a utilizar o número de ouro em suas pinturas.

3 comentários:

  1. Júnior, vc não é 1, 618034, mas é um menino de ouro. hehe. Só aqui descubro essas curiosidades da matemática. Interessante saber que um número serviu de inspiração para tantas obras. Muito bom!

    ResponderExcluir
  2. Seria bom incluir a forma vetorial:

    (a + b)/a = a/b = razão áurea

    ResponderExcluir
  3. ktarrento (significa limpeza de nossa alma)27 janeiro, 2011 14:36

    Vejam mais sobre esse assunto e Donald no país da matamática muito legal vc´s vão gostar.

    ResponderExcluir