Powered By Blogger

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Dicas de Livros

O Cérebro e a Matemática - José Alexandre Bastos


       Em “O cérebro e a matemática” , José Alexandre Bastos conceituado neurologista infantil, leva o leitor a um progressivo aprofundamento no tema, dos primórdios da humanidade até os dias atuais, em que áreas e circuitos cerebrais envolvidos nesse complexo processo vêm sendo paulatinamente desvendados. Ao longo da agradável leitura, didática e objetiva, o caleidoscópio da matemática é apresentado ao leitor em seus aspectos genéticos, neurofisiológicos, neuropsicológicos e clínicos.
   Em capítulo específico, Bastos revela novos dados alarmantes sobre a realidade educacional do nosso país, especialmente no ensino da matemática, extraídos de sua tese de doutoramento. Com a lucidez do cientista e a ajuda da própria matemática, aponta para a multiplicidade causas e a necessidade de políticas governamentais que permitam a intervenção precoce em determinados grupos de crianças com alto rico de fracassarem no aprendizado. Os distúrbios em matemática, a acalculia e a discalculia, são objetivamente discutidos, sendo oferecidas ao leitor, ferramentas para a suspeita diagnóstica.
      Ao final do livro, com a colaboração de Ângela Cecato, são delineadas as estratégias para intervenção psicopedagógica. Trata-se de obra rara cuja linguagem e conteúdo conseguem alcançar um público de largo espectro sendo obrigatória para todo educador. Se ao longo da trajetória da humanidade, a Matemática pavimentou os caminhos da ciência, em livros como do Dr. José Alexandre Bastos, a ciência retribuiu, explicando a matemática através das evidências mais modernas sobre o funcionamento cerebral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário