Powered By Blogger

sábado, 17 de abril de 2010

Raciocínio Lógico - 3

Na porta de minha casa passam dois ônibus, um A e outro B. Um deles passa pelo Ministério da Fazenda; o outro não. Na casa ao lado da minha, moram dois irmãos. Um só diz a verdade, outro só diz mentira. Ao indagar sobre qual ônibus tomar para chegar ao Ministério da Fazenda, um dos irmãos me disse "Se meu irmão estivesse aqui, mandaria você tomar o ônibus A".

Que ônibus devo tomar?

PS:
Se quem responde é o mentiroso, o irmão dele indicaria o ônibus correto, e ele ao mentir, diria que o irmão indicou o ônibus o ônibus errado.

Se quem responde é o irmão que fala a verdade, o irmão dele indicaria o ônibus errado, e ele que fala verdade diria que o irmão indicou o ônibus errado.

Em suma, em qualquer caso, o ônibus indicado, A, é o ônibus errado.

Resposta: o ônibus B.

6 comentários:

  1. Acho que a resposta é ônibus B.

    Abçs

    ##

    ResponderExcluir
  2. Esta é a resposta correta. Agora, já atualizei com a resposta o post.
    Abraços...

    ResponderExcluir
  3. Poxa! Mais uma pergunta em que eu saberia responder mas já colocaram a solução antes de eu dizer. heheheh.

    ResponderExcluir
  4. O raciocínio lógico indica que a resposta foi dada pelo irmão que diz verdade. Do contrário ele não poderia se expressar com o "se meu irmão estivesse aqui...", pois esta é uma afirmativa verdadeira.O ônibus desejado é o B.
    M.G.Corrêa

    ResponderExcluir
  5. É isso mesmo, M.G.Corrêa
    Esta é a lógica desta questão.
    Parabens...

    ResponderExcluir
  6. Minha resposta foi a mesma, mas usei uma lógica contrária. A resposta foi dada pelo mentiroso, negando sobre a ausência do irmão e indicando o suposto ônibus que o seu irmão indicaria.Resumindo, como ele mente, então o irmão estava lá e o ônibus seria B. O oposto do que estava afirmando.

    ResponderExcluir