Powered By Blogger

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Origem do sinal de Multiplicação


No livro "Clavis Matematicae" publicado em 1631 do matemático Guilherme Oughtred, foi usado pela primeira vez o ponto e a contração de todo sinal (ab ao invés de a.b). Ainda nesse mesmo ano, Harriot, para indicar também o produto a efetuar, colocava um ponto entre os fatores.

O sinal de X, como utilizamos na multiplicação, é de 1657. Diversos algoritmos para obter produtos e proporções o utilizavam, nos velhos tempos da aritmética, da cruz (X) de Santo André.

Foi adotado em seu momento, mas teve quem não se convenceu, G. W. Leibniz, em 1698, que decidiu não utilizar o símbolo porque podia ser confundido com o × das equações, motivo pelo qual decidiu utilizar o ponto simples para indicar multiplicação, que também se utiliza na atualidade para o produto.

A prova para esta afirmação é um carta que escreveu à John Bernoulli:

"eu não gosto de X como um símbolo para a multiplicação, porque é confundida facilmente com ; frequentemente eu relaciono o produto entre duas quantidades por um ponto."


 
Referencia
D'AMBROSIO, U, Secondary Mathematics Education in Brazil: In: Comparative Studies of Mathematics Curricula -Change and Stability 1960-1980: 1DM —Bielefeld.

9 comentários:

  1. Taí uma coisas que os professores deveria mostrar nas aulas de matemáticas. É bem legal e acho importante descobrir a origem das coisas.

    ResponderExcluir
  2. esta foi a unica imformaçao k tirei mais util os outros sites n dizem nada do que eu perciso para o meu trabalho de mat e este explica bm !!!!
    e tem imformaçao mt util e importante....
    obrigados!!!!

    ResponderExcluir
  3. Espero mesmo que lhe ter ajudado em seu trabalho, pois esta é uma das inteções deste Blog, proporcionar ajuda de uma maneira moderna, a quem estiver precisando.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. gostei desse blog adooooogoooooo "!!!

    ResponderExcluir
  5. bem especifico , legau :j

    ResponderExcluir
  6. jente mi adicionem no fecebook , meu nome é camila viana e meu nome de verdade é camila kkkkk soaçao de montao kkkkk XD XD como eu to bamdida

    ResponderExcluir
  7. muiti massa!!!!!!!!
    valeu!

    ResponderExcluir
  8. eu desenvolvi um agoritmo que calcula equações, realmente o "x" da multiplicacao confundi ,de froma visual,com o "x"(icógnita) . em termos de código de computador, é erro na certa usar os 2 x's ambiguamente para multiplicar e ser icógnita.
    em termos de codigo de programação pode-se usar qualquer sinal pra indicar a multiplicacao, já que pra CPU tanto faz usar "x" ou qualquer outro símbolo pra multiplicar.
    já para nós seres humanos, ou seja, precisamos analisar visualmente a equação, a matemática elementar nos dá algumas opções como:
    além de 2 x 3 = 6 , temos
    2 . 3 = 6 (acho visualmente ruim, pois também confundi com o ponto decimal)
    2(3) = 6
    2y = 6 ( concatenação de 2 e y, mesmo que 2 x y, só tem fundamento para uso com variaveis)
    em linguagens de computador , temos
    2 * 3 = 6
    particularmente eu gosto mais desse último, visualmente o * é parecido com o x.
    porém ainda não sei se oficialmente o símbolo * é aceito como simbolo de multiplicao, para eu usar esse simbolo em meu software quando eu for comercializa-lo.

    ResponderExcluir